Publicado em Deixe um comentário

Como educar um cachorro filhote?

como educar um cachorro

Os pets são seres adoráveis, trazem alegria e amor para uma família. Mas, quando se trata de um filhote, é preciso educá-lo desde pequeno para que ele saiba as regras e costumes da casa. Veja como educar um cachorro filhote nesse artigo!

Dicas básicas de como educar um cachorro filhote

Treinar cachorro filhote pode parecer difícil, já que por serem tão pequenos e brincalhões, eles não se adaptarão à rotina da casa. Mas, com um pouco de paciência e disciplina é possível montar um guia de adestramento de cão em casa mesmo. Vamos às dicas:

1- Preparando a casa

Antes mesmo do seu amigo peludo chegar em casa, seja ele filhote ou não, é preciso preparar o ambiente e equipá-lo com os acessórios que ele irá precisar, por exemplo, adquirir vasilhas de água e de comida, ração própria, coleiras, brinquedos, cama ou colchão onde ele irá dormir e etc.

2- Visitas ao veterinário

Para saber como educar um cachorro filhote, é preciso saber como anda a saúde do animalzinho. Por isso, assim que ele chegar em casa, levá-lo ao veterinário é o ideal para que o profissional passe as devidas orientações sobre:

  • Quantidade de ração adequada por dia;
  • Horas de brincadeira e passeios;
  • Vacinas e vermífugos;
  • Possíveis exames e check-ups;

3- Identificação do pet

Para quem mora em cidades grandes, o medo de perder o seu pet ou ele sair para a rua é grande. Uma solução bacana é colocar uma coleira e um pingente de identificação com o nome do bichinho e um telefone de contato.

Como educar um cachorro filhote no dia a dia em casa

Ensinar um cãozinho a fazer as suas necessidades no lugar certo, é um grande desafio aos donos. Porém, algumas técnicas usadas por treinador de cães profissionais podem ajudar e muito nesse momento:

– Criar uma rotina para que o filhote se sinta seguro

Os filhotes são como crianças, precisam ser ensinados a todo momento. Por isso, deve-se criar uma rotina de dormir, alimentar, brincar e passear com o cãozinho, facilitando o entendimento dele em relação ao novo lar.

– Lugar fixo para que ele faça as suas necessidades

Esse lugar tem que ser limpo e seco, longe de onde ele dorme e come, pode ser uma caixa grande de areia, um tapete higiênico ou um espaço de terra.

– Ter paciência e estimular o bom comportamento

Os cães precisam de tempo para se adaptarem à nova rotina, por isso os donos devem ter paciência e persistência que logo eles aprendem! Uma boa tática que pode ser usada, é a de recompensar o pet com petiscos quando ele fizer algo certo. Isso é usado inclusive por quem trabalha com adestramento de cão.

– Passeios e vacinação

Depois de 21 dias que o pet foi vacinado é que ele poderá passear tranquilo, sem riscos de que ele pegue alguma doença.

Filhotes costumam ter a mania de morder e engolir tudo o que vêm pela frente, por isso é preciso ter muito cuidado ao sair para passear com o pet.

Além disso, não se deve passear quando o sol estiver muito quente, pois pode queimar as patinhas do seu peludo, gerando grande desconforto e dor.

Leia mais no blog.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *