Publicado em Deixe um comentário

Entenda o que é prospecção ativa e como fazê-la!

A estratégia de Marketing é um dos principais elementos para que a sua empresa se coloque à frente dos concorrentes e, para isso, é muito importante entender o que é prospecção ativa.

A realidade é que, hoje em dia, existe uma tendência de preferir a prospecção passiva, sendo essa uma forma mais moderna de atingir os clientes. Mesmo assim, saber o que é prospecção ativa faz parte do conhecimento básico para empreender e, de fato, essa não é uma técnica inútil.

o que é prospecção ativa

Pelo contrário: ainda há empresas que não abandonam a prospecção ativa de maneira nenhuma, fazendo apenas uma combinação com a modalidade passiva para potencializar os resultados das vendas.

Por tudo isso, vale a pena que você entenda o que é prospecção ativa e que saiba também quais são os melhores momentos para apostar nessa estratégia.

Leia tudo agora mesmo!

Demanda a ação dos vendedores

Assim que as pessoas aprendem o que é prospecção ativa, elas percebem que os vendedores são peças fundamentais para que essa técnica seja posta em prática.

Afinal, na prospecção ativas, é preciso que esses vendedores se encaminhem a quem pode ser cliente, apresentando o produto e pedindo uma oportunidade para que este seja apresentado ao consumidor.

Um bom exemplo são os vendedores que ficam nas portas das lojas tentando mostrar aos clientes as novidades de uma marca: quando se tenta explicar o que é prospecção ativa, essa é a maior ilustração que se pode fazer.

Vale a pena?

Além de entender o que é prospecção ativa, é preciso saber se ela vale a pena e se deve ser a única forma de vender.

Para começar, essa forma de prospecção sempre vale a pena, mas depende bastante do próprio vendedor: nem todos eles têm perfil para ser vendedor ativo.

É muito importante que quem é destacado para essa forma de prospecção tenha carisma, seja bem-humorado e, principalmente, saiba entender quais são as objeções do consumidor.

Inclusive, para saber com mais detalhes o que é prospecção ativa, é uma boa ideia procurar por um serviço de consultoria que não só ensine do que se trata essa modalidade, mas que ajude a institui-la na empresa, considerando sempre os funcionários à disposição e os clientes.

Quando usar a prospecção ativa?

É claro que saber o que é prospecção ativa é o principal ponto, mas também é preciso entender quando ela é uma boa ideia.

Por exemplo: usar somente essa forma mais agressiva de contato com os clientes pode fazer com que estes acabem evitando a empresa por vê-la como inconveniente.

No geral, o telemarketing é a maior mostra de prospecção ativa, mas nem sempre é indicado ficar ligando para os consumidores. Por exemplo: ligações à noite são consideradas indesejadas e podem causar até punições às empresas.

O mesmo se diz de ligações aos finais de semana: esses são momentos nos quais os consumidores não querem que a empresa ligue, mesmo que seja para oferecer algo considerado imperdível.

Além disso, a frequência com a qual se faz as ligações de prospecção ativa também precisa ser pensada. Isso porque, muitas vezes, as empresas acabam ligando demais com a ideia de que isso vai fazer com que os clientes se interessem ainda mais.

Na realidade, isso é um equívoco porque o que se consegue é exatamente o contrário: o cliente passa até a bloquear o número da empresa porque ele realmente não quer contratar nenhum serviço.

Como se vê, saber o que é prospecção ativa não é a principal parte e sim saber quando essa prospecção é uma boa ideia.

Entenda tudo sobre a realização de o que é prospecção ativa indo já ao nosso https://padbolpenedes.com!

Deixe um comentário